Raiva, desilusão, coração partido… são tantos sentimentos nessa hora difícil, quando flores se transformam em dores, que você pode querer assinar qualquer coisa sem conhecer os seus direitos, só para o divórcio ir mais rápido. Contudo, o mais importante nesse momento é ter o máximo de calma possível e conhecer os seus direitos, pois muita coisa vai ser decidida durante esse procedimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em todo divórcio, decidem-se: partilha dos bens, pensão alimentícia, guarda dos filhos e direito de visitação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há dois meios de ser realizado: pelo cartório (extrajudicial) ou pelo Fórum (judicial). Você poderá se divorciar pelo cartório, se não houver filhos menores ou incapazes e se houver acordo quanto aos bens, sendo necessária a presença de um advogado no dia da assinatura dos papéis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por outro lado, o divórcio pelo Fórum não é nenhum bicho de sete cabeças. Se o casal já souber como quer dividir as coisas, tudo poderá ser decidido em uma pequena audiência. Caso não haja esse acordo, o procedimento será um pouco mais longo e todos os bens, a guarda, as pensões e o direito de visitação serão discutidos com mais calma e decididos pelo juiz.